Conselho de Turismo de MS é empossado

sites/default/files/user-239/pagina/imagens/dsc_9289.jpg

Na manhã desta segunda-feira, 14 de dezembro, foi empossado o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Mato Grosso do Sul (CETUR), que conta com adesão de 26 entidades privadas que integram a cadeia do turismo e tem como missão promover o desenvolvimento sustentável do setor. A criação do Conselho está alinhada à uma recomendação da Confederação Nacional do Turismo de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pois desde 2013 as ações eram conduzidas pela Câmara Empresarial.

Uma instância com a incumbência de responder à altura do desempenho do setor. De 2013 para 2014, Mato Grosso do Sul foi o Estado que registrou maior crescimento na visitação por estrangeiros, 49,3%, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

O presidente do CETUR, Edison Araújo, que também está a frente do Sistema Fecomércio MS e do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, destacou que a conexão do Estado com o turismo é notória, por sua própria vocação e recursos naturais e culturais. “Por isso estamos aqui, representantes dos mais variados segmentos, unidos em prol de um interesse. Queremos que esse Conselho lidere o setor empresarial de turismo, influenciando positivamente no desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e promovendo o reconhecimento turismo como importante pilar econômico do Estado”. Gilberto Petinari, vice-presidente do CETUR, lembrou que a diversidade de recursos do Estado potencializa a capacidade de atração de turistas, mas a organização do trade no Conselho é fundamental para superar gargalos.

Presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, Alexandre Sampaio de Abreu, lembrou que hoje é a Confederação a instância que mais apoia os eventos de turismo dentro e fora do País, uma sinergia comas Federações e demais atores que é fundamental para materialização dos projetos de interesses comuns. Alexandre ressaltou que os Conselhos são instâncias fundamentais para promover discussões e avançar no processo e ressaltou que a CNC está comprometida com os Conselhos. “Vamos fazer papel de prover palestrantes do mais alto gabarito para as reuniões do Conselho, para que possam ter massa crítica. Em solo fértil tudo brota e vamos colaborar com a melhor semente possível”. Ele também lembrou que para 2016 a campanha da CNC para o turismo terá como o mote “Comércio e Turismo Viajam juntos”, reforçando a atuação indissociável dos setores.

Presidente da Fundação de Turismo de MS, Nelson Cintra, avaliou que “tendo um grupo integrado por empresários que remam na mesma direção, a condução das políticas fica muito mais fácil”. Ele lembrou que o próprio governo federal reconhece a importância do turismo ora o desenvolvimento econômico do País.

Secretária de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio de Campo Grande, Dharleng Campos de Oliveira, ponderou que os desafios são grandes, mas os empresários mostram forças para superá-los. “Com a posse do CETUR entendemos que a gente vive um novo começo, que estamos organizados, mas precisamos de parcerias. E neste sentido que digo que podem contar com a Secretaria”.

Homenagem –  Antes de dar início à cerimônia de posse, a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes,  entregou uma homenagem ao presidente do CETUR, Edison Araújo, em reconhecimento à importante parceria estabelecida entre a então Câmara Empresarial e a Fundação, que renderam ao município de Corumbá títulos de referência nacional em turismo. A presença do Sesc, Centro de Convenções e o Observatório de Turismo estão entre os frutos desta parceria.

Confira a composição do CETUR:

Presidente: Edison Ferreira de Araújo

Vice-Presidente: Gilberto Portinari

Coordenadora Executiva: Nilde Brun

Conselho Efetivo:

Um representante de cada sindicato;

Um representante do SHRBS;

Um representante de cada Entidade Empresarial;

Um representante do Fórum Estadual de Turismo;

Um representante de cada Fórum Regional;

Um representante do SENAC/MS;

Um representante do SESC/MS;

Um representante do SEBRAE/MS;

Um representante do IPF/MS;

Conselho Consultivo:

Instituições públicas

Outras instituições

Grupo Técnico de apoio:

Regiane de Oliveira – Economista

Secretaria, Assessoria de Imprensa e Jurídica – Estrutura da Fecomércio/MS

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Naviraí

  • Endereço:
    Rua Fortaleza, 275, Centro
  • CEP: 79950-000
  • Processo: 1709
  • Telefone(s):(67) 3461-9949
    Fax:(67) 3461-9949
  • Email contato: sincov01@hotmail.com
  • Presidente:
    PAULO JOSÉ SCHMITZ