Encontro do SEGS discute Negociação Coletiva e Documentos Sindicais

sites/default/files/user-239/pagina/imagens/20150827_082308.jpg

Nesta quinta-feira (27) representantes de 16 sindicatos que integram a base da Fecomercio MS e de quatro outros ligados a Federações Nacionais participaram do 2º encontro do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), realizado no auditório do Senac, em Campo Grande.

 

O tema foi “Negociação Coletiva e Documentos Sindicais”. Abrindo os trabalhos, o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, lembrou da importância de discutir o assunto às portas de serem iniciadas as negociações entre sindicatos patronais e laborais. “Também queremos colocar à disposição nossa Assessoria Sindical e apresentar neste momento a documentação que estamos exigindo que ajuda na organização da própria Entidade”. Por fim, Edison, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MS, ressaltou que a Fecomércio também pode assessorar a elaboração de projetos para melhoria da gestão.

 

O superintendente da Fecomércio MS, Reginaldo Lima, também fez uma breve introdução sobre os tópicos do evento. Ele destacou que a Fecomércio MS foi a primeira do País a concluir as avaliações consensuais do SEGS e que o encontro é fundamental para preencher lacunas identificadas nas avaliações de desempenho. “Nas convenções é onde a gente melhor se mostra, fazendo a boa defesa dos interesses da categoria”. Seguir os ritos quanto à documentação é fundamental para fortalecer a imagem institucional.

 

O encontro também contou com a participação da Consultora Econômica da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé Oliveira, que apresentou o cenário econômico atual, com taxa de juro anual acima dos 14%, fechamento de mais de 8 mil vagas de trabalho no Estado e retração no consumo. Por outro lado, ponderou que há fortes investimentos no setor industrial em andamento no Estado, que devem produzir efeitos positivos em toda a economia. “O que precisamos deixar evidente é que não adianta alcançar a melhor negociação possível do ponto de vista do trabalhador se não tiver emprego”.

 

Os trabalhos, ao longo da manhã e tarde, seguiram conduzidos pelo assessor sindical Fernando Camilo, que primeiro deu explicações sobre as definições de convenção, acordo e dissídio coletivo, ressaltando a importância do suporte jurídico na avaliação de cláusulas e seguindo para os tópicos documentos e pesquisa de imagem institucional.

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Naviraí

  • Endereço:
    Rua Fortaleza, 275, Centro
  • CEP: 79950-000
  • Processo: 1709
  • Telefone(s):(67) 3461-9949
    Fax:(67) 3461-9949
  • Email contato: sincov01@hotmail.com
  • Presidente:
    PAULO JOSÉ SCHMITZ